A administração do tempo de quem trabalha sozinho – Vida de Fotógrafo

7 de novembro de 2015

Quem trabalha sozinho geralmente sente algumas dificuldades no início da carreira. Ser autônomo e trabalhar em casa fazendo o que gosta é ótimo, mas requer atenção e organização para montar uma rotina planejada.

O segredo para essa rotina funcionar bem está na disciplina, no estabelecimento de metas e no controle. Fiz uma lista do que considero mais importante para exemplificar e facilitar a vida de quem está começando a trabalhar desta forma:

1.Comece (ou termine o dia) planejando o que vai fazer.

Faça uma lista de tarefas diária. Como você é o seu próprio chefe, é importante organizar todas as pendências e o que é mais importante para ser resolvido naquele dia.

2.Priorize suas tarefas.

Não adianta somente listar as tarefas, é importante colocá-las em ordem de importância. Por exemplo: é importante agendar pela manhã um motoboy para fazer as suas entregas de álbuns, postar uma foto na página do Facebook ao meio dia e responder e-mails à tarde.

3.Tenha também um planejamento semanal e mensal a ser constantemente revisado.

Tudo muda o tempo todo, e assim funciona uma agenda. Você pode ter sua agenda organizada até o fim do mês, mas clientes remarcam, adiam, cancelam ensaios. Assim, é importantíssimo reorganizar a agenda o tempo todo e mantê-la fiel a realidade da sua semana, de modo a não esquecer nenhum compromisso. Tenha também um planejamento de longo prazo para tarefas que necessitam de mais tempo, mas não precisam ser concluídas imediatamente, como, por exemplo, uma revisão no template do seu site ou blog.

4.Determine que horas vai começar e que horas vai terminar de trabalhar.

Quando você trabalha em casa, é natural ter mais liberdade na escolha de horários, pausas e lanches, mas é necessário criar alguma rotina de trabalho e pausas para descansar. É bom definir um horário de almoço e intervalos para Facebook e e-mails. É preciso definir também uma hora para parar – não é porque você está em casa que vai trabalhar sem parar. Da mesma forma, é importante sair para fazer um esporte ou um curso. Lembre-se: você está em casa o dia todo.

5.Seja realista.

Faça o que é possível fazer. Seja realista ao estabelecer metas e organizar as suas pendências. Muitas vezes queremos fazer tudo e acabamos por não fazer nada. Não adianta criar uma lista enorme de tarefa e depois não conseguir cumprir metade delas. Quando realizar a sua lista coloque apenas um número possível de tarefas a realizar.

6.Se recompense.

Se recompense pelo esforço e pela organização. Faça pausas para tomar um café após a realização de uma tarefa pesada, por exemplo. A ideia é se recompensar por ter sido produtivo.

7. Escolha ambientes calmos

Quanto mais tranquilo e livre de interrupções for seu local de trabalho, melhor. Se você tem filhos ou divide apartamento, procure trancar a porta do escritório e não se envolver em conversas no meio do dia, por exemplo. Avise as pessoas da sua casa que você está trabalhando e não deve ser interrompido.

E lembre-se, você não está organizando bem o seu tempo se:

1. Se você está apenas concentrado em trabalhar, deixando para lá outras tarefas básicas como passar tempo com a família ou ver um filme.

2. Se não para pra pensar no que está fazendo e trabalha de forma automática.

3. Se acumula trabalho para fazer de madrugada ou no final de semana.

4. Se sente que tem muita coisa para fazer mas não sabe por onde começar.

Por fim, lembro que não é fácil para todos organizar uma rotina em casa. Controlar o tempo em casa não é uma tarefa fácil, principalmente para pessoas que estão acostumadas a trabalhar em empresas, mas pode ser aprendida. Não há como querer ser uma máquina de organização de um dia para o outro. É um processo que leva tempo e deve ser interiorizado para que comece a fazer parte da sua vida.

todo_list

Fonte da imagem: Google