Daniela Justus Fotografia » Partos, Famílias, Gestantes e Bebês

DESLIGUE O FLASH

Há alguns meses “postei” nesse blog algumas dicas de como tirar melhores fotos do seu bebê (veja aqui).

Todo mundo adorou, mas eu achei que ficou faltando incluir algumas imagens para exemplificar o que eu estava falando. Demorou, mas aqui estão as duas primeiras. Foram tiradas na cozinha da minha casa, hoje de manhã, e são referentes à dica número 1: Desligue o Flash.

Se você reler o post, vai ver que eu dizia que o flash costuma produzir sombras duras, além de ser um tipo de iluminação fria e sem nenhuma profundidade.

Dá para ver a diferença? Na primeira, onde o flash estava ligado, podemos ver uma sobra bem dura embaixo do queixo do Miguel. Além disso, me incomoda bastante o reflexo no plástico da cadeirinha e do babador. Isso acontece porque o flash foi usado de forma direta.

Na segunda foto, o flash foi desabilitado na câmera e a única fonte de luz usada foi a da própria cozinha. As cores são mais quentes, as sombras mais suaves e a profundidade de campo menor (o rostinho do Miguel está em foco, mas a cadeira e sua mão estão fora de foco, produzindo um resultado mais interessante).

Você pode desabilitar o flash em qualquer câmera, por mais simples que seja. Sua máquina vai automaticamente compensar a falta de luz, aumentando o ISO e a abertura do diafragma. Mas não se preocupe em entender essa terminologia. Procure apenas descobrir onde fica o botãozinho que desabilta o flash (na maioria das câmeras basta aperter o botão do flash até aparecer a image de um raiozinho cortado na tela).

Ah! E um lugar bem iluminado ajuda. Não tente desligar o flash no escuro.

Boas fotos!

ANIVERSÁRIOSTWEETPINEMAIL

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*