fbpx
12 de setembro de 2016

10 Dicas de como tirar melhores fotos de bebês e crianças

Quando tive meus filhos eu já era fotógrafa, mas a maternidade mudou meu olhar e minha relação com a fotografia. A vontade de registrar cada conquista deles, a preocupação em documentar e deixar uma memória em fotos para o Miguel e para a Laura vão além de gostar de fotografia. São sentimentos totalmente materno.

Assim como eu, muitas mães têm essas mesmas vontades e me pedem ajuda. Clientes, amigas, mães da escola. Que querem saber o básico: como eu faço para tirar uma foto boa?

Já publiquei anteriormente aqui no blog alguns posts para as mamães que querem melhores fotos do dia a dia dos seus filhos, das viagens, dos finais de semanas. Fotos de família, feitas pela família e para a família. Aqui não é a vez do profissional, mas dos pais que investiram numa câmera melhor com a chegada dos filhos e precisam de ajuda para tirar melhores fotos.

Organizando algumas fotos de nossa última viagem, resolvi retomar o assunto. Voltarei a publicar com afinco dicas para as mamães! Fica aqui registrado meu compromisso!

Mas me prometam que as fotos irão para álbuns bem organizados e que as crianças terão chance de vê-las muitas e muitas vezes. Foto só é foto, quando impressa. Guardar no computador não está com nada… Tem que ver, rever, cheirar, relembrar, tocar.

Esse é então o primeiro de uma nova série. Um resumo com dicas básicas para você tirarem melhores fotos de seus filhotes. Fotos mais bem iluminadas, espontâneas e naturais. Vamos lá?

1- Não peça para os seus filhos olharem para a câmera e sorrirem

Olha o que aconteceu nessa foto que eu tirei com o celular semana passada na Vista Chinesa. Nunca funciona! Eles fazem esse sorriso amarelo, que aprendem na creche.

criança sorrindo para a câmera

O melhor mesmo é registrar as expressões que eles fazem enquanto realizam suas tarefas e quando estão brincando. Caso você queira tirar uma foto numa viagem ou passeio, tente uma brincadeira. Peça, por exemplo, para fazerem cosquinha um no outro, como na foto abaixo. Se for uma criança só, tente uma careta, uma reboladinha ou piada. Você terá uma foto mais divertida, com clima de brincadeira e espontaneidade.

Miguel e Laura no Museu

2- Fotografe situações cotidianas

Claro que festas e eventos especiais merecem ser fotografados, mas por que não registrar os momentos do cotidiano também, que são tão únicos e não voltam mais? O momento do banho, da comida, do dever casa ou da brincadeira são ótimos para documentar a rotina da criança em casa e sua interação com ela. Para os que tem pets em casa, não deixe de registrar o convívio dos pequenos com os animais. Tem coisa mais fofa?

storyboard204_djf6452

3- Use o celular

Nem sempre você vai sair de casa com uma câmera fotográfica para fazer fotos melhores na bolsa. Mas isso não é motivo para não registrar, não é? Muitas situações legais acontecem na rua, no mercado, em lojas ou num parque. Por isso, use o celular e registre esses momentos também. Hoje em dia as câmeras dos celulares são muito melhores e, principalmente de dia, dá para fazer fotos bem legais. Você vai se surpreender e conseguir fotos espontâneas.

Olhem essas divertidíssimas que fiz com celular da Laurinha comendo pastel em Itaipava:Laura comendo pastel

4- Deixe a sua câmera melhor à mão em casa

Depois de chegar em casa, deixe a sua câmera melhor à mão e pronta para uso, com bateria carregada e cartão de memória. Deixe num lugar fácil para você pegar quando você perceber algum momento interessante para fotografar. Se estiver dentro de uma caixa dentro de um armário, até você conseguir pegá-la e organizar tudo, a foto se foi.

5- Conheça sua câmera

Mesmo as câmeras mais simples possuem bons recursos de velocidade e exposição. Leia o manual, mexa na câmera e conheça as suas capacidades. Assim, você vai saber exatamente o que você deve usar para a foto que você quer fazer.

6- Prefira a luz natural

Essa é muito importante. Prefira SEMPRE a luz natural! O que queremos aqui é aquela luz indireta, ou seja, tente ficar perto de uma janela ou varanda de onde venha luz natural para fotografar. Ser der, nem acenda as luzes. As melhores fotos e com mais vida são aquelas feitas com luz natural, acredite. Um flash ajuda em situações muito ruins, mas, se não for o caso, tente a luz natural!

Olhem essa feita no quarto das crianças somente com luz natural:

crianças em casa

7- Volte a ser criança

Deite, role, brinque com os pequenos. Deixe eles soltos e esteja posicionado em locais como se estivesse interagindo com eles. Assim, você pode arrancar expressões e sorrisos incríveis durante uma brincadeira.

_djf5374

8- Não fotografe somente sorrisos

Sorrisos são lindos, claro, mas não são a única expressão das crianças, não é mesmo? Carinhas de birra e até choros rendem boas fotos. Nem sempre as crianças estarão de bom humor e também vale a pena registras essas expressões.

_djf0286

9- Fique na altura dos olhos das crianças

Para conseguir fotos melhores, esteja na altura das crianças. Elas são menores que nós, logo, se não nos abaixarmos, elas sempre sairão olhando pra cima ou você vai fotografar a parte de cima da cabeça delas. Para melhores resultados, é essencial se abaixar e tentar ficar na linha dos olhos.

dj0_1038

10- Fotografe os detalhes

Por fim, fotografe detalhes como mãos, pés, detalhes da roupa, do penteado, da barriga, por ai vai… tente cortes mais ousados.

pé na água, melhores fotos filhos

Espero que tenham gostado! Coloquei aqui só fotos dos meus filhos, feitas em momentos de descontração e em nossa casa. Nessas horas, minha preocupação não é a foto perfeita, mas a foto verdadeira, que dá prazer de ver e rever. Que conte história. Acredito que isso esteja ao alcance de todas as mães. Sejam elas fotógrafas ou não!

Comentários
Adicionar comentário