fbpx
28 de setembro de 2016

6 Dicas para fazer um ensaio de gestante bonito, divertido e atemporal

Sou fotógrafa de família e amo o que faço. O ensaio fotográfico de gestante é super delicado e importante na vida da mulher. É um momento sagrado e único, e é muito importante eternizar esse momento em várias fotografias! Por isso, trouxe aqui algumas dicas para não errar no ensaio de gestante! Nesse ensaio, menos é mais.

1) Momento certo para fotografar a gestante

Existe um momento certo para fotografar a gestação? Sim e não. Existe um momento que costuma funcionar melhor. É  entre 30 e 34 semanas de gestação. Nesse período a barriga costuma estar grande o suficiente, mas a mulher ainda não muito inchada. Mas cada corpo é um corpo e devemos tratar as gestações de gêmeos (e até trigêmeos!) de maneira diferente. Por isso, não existe regra. Mas quando a cliente me pegunta, sugiro que o ensaio seja agendado em torno da trigésima semana.

foto de gestante

2) Entenda o momento da gestante

Durante a gestação, as mulheres passam por muitas mudanças: aumento de peso, seios maiores, cabelo ressecado, rosto redondo… Mais uma vez, essas alterações variam de mulher para mulher e elas lidam com isso de forma diferente. Mas, de qualquer forma, é importante ter em mente que elas estão passando por mudanças físicas e mentais, podem estar mais sensíveis e emotivas. Assim, converse, entenda o momento da gestante, o que a incomoda e o que ela gosta mais nela mesma.

Fotografia de ensaio de gestante

3) Dirija a família ou o casal

Algumas gestantes fazem fotos sozinhas, mas a grande maioria vai acompanhada do marido e com outros filhos, se tiver. Todo mundo que faz parte da história pode aparecer na foto. O mais importante é dirigir as pessoas para fazer fotos espontâneas e não tão posadas. Faça poses com o casal se abraçando, fazendo carinhos e demonstrando seu afeto. Estimule-os a conversar durante o ensaio.

ensaio de gestante

clarissagestante-28

4) Horário e local

Fotografias ao ar livre ficam lindas se a iluminação natural for aproveitada. Prefira o começo da manhã, quando a luz é mais fraca,está menos quente e tem menos pessoas nas ruas. É importante que o local das fotos tenha acesso fácil a banheiros e seja seguro.

ensaio de gestante

5) Fotos em casa

Fotos em casa tem mutias vantagens, principalmente para as gestantes. Como falei, elas estão mais sensíveis, então é ótimo fotografar no lugar onde ela está acostumada, há infra-estrutura de banheiro, ar-condicionado e conforto. Ela vai se sentir mais à vontade. Além disso, eu adoro fotografar nas casas porque há muito mais significado que um local externo que a família não frequenta, por exemplo. Podemos também registrar o quartinho do bebê, suas coisinhas e casa arrumada antes da sua chegada 🙂

priscillagestante-69

6) Dicas de poses

Durante o ensaio fotográfico não faça apenas as fotos clichê. Seja original. Fotos com mãos na barriga, sapatinhos e etc são clássicas, mas por que não ir além? Conte a história daquele dia, daquela família e daquele local. Por isso, precisamos destacar a gestante, mas não necessariamente fotografar só a barriga. Mostre o casal ou a família (quem tiver acompanhando a gestante), seu amor e sua alegria com a chegada próxima do bebê.

storyboard192

Adoro fazer fotos da barriga de frente. Essa é uma boa dica porque esconde imperfeições na barriga e nas costas decorrentes da gravidez e mostra a barriga sem ter que usar a pose clássica de lado.

brunaschoch_jan16-28

Evite fotos de baixo pra cima. Elas não favorecem. De cima para baixo sempre funciona melhor.

foto de gestante

Explore o contra-luz com a gestante

priscillagestante-51

Acessórios podem ser usados, mas sem excessos. O mais legal é conseguir fazer um ensaio atemporal, que não fique tão marcado e que traga um sentimento de alegria e cumplicidade.

fotos de gestante

Comentários
Adicionar comentário