fbpx
20 de junho de 2017

7 dicas para um bom retrato

Costumo dedicar um pouco do meu tempo para realizar retratos, principalmente dos meus filhotes, Miguel e Laura. Pensando nisso e na dificuldade que muitos fotógrafos possuem para produzir retratos naturais e expressivos de crianças, decidi dividir com vocês 7 dicas para se conquistar o sucesso nesta tarefa.

Vamos lá?

1. Capture personalidade e expressão

O objetivo principal de um retrato é introduzir uma pessoa para um espectador. Um bom retrato mostra a personalidade da pessoa fotografada e permite ao espectador conhecê-la um pouco melhor.

Permita que a criança demonstre quem ela é, seja através de uma expressão séria, uma risada contagiante ou até uma careta. Um retrato deve expressar e capturar algum tipo de expressão, de uma forma ou de outra.retratos

2. A pessoa fotografada deve estar olhando para a câmera

Ao fotografar retratos, eu gosto de fazer com que o sujeito olhe para a câmera. Diferente de quando estou registrando grupos e busco registrar interação e troca entre os fotografados, nos retratos o contato visual adiciona muito ao resultado final.

O olhar para a câmera transmite o sentimento, expressão e personalidade. O olhar fala com o espectador.

retratos

3. Captura de reflexos e foco nos olhos

Os reflexos acontecem quando a luz se reflete nos olhos da pessoa fotografada. Essa técnica é criada quando você direciona a pessoa para uma fonte de luz. Ao fotografar retratos, o foco preciso nos olhos e reflexos de luz são detalhes que podem fazer toda diferença.

retratos

4. Planeje a composição do seu retrato

Ao fotografar retratos, é importante manter sua composição em mente. Coisas importantes para você considerar:

  • Devo incluir o plano de fundo ou isso será uma distração?
  • Farei uma composição central ou devo compor usando a regra dos terços?
  • Devo preencher o quadro com o meu assunto ou dar um passo atrás e incluir espaço negativo?

Ao se fazer rapidamente estas perguntas antes de fotografar retratos, você assegurará que esteja atento a composição que criará um retrato mais forte e impactante.

retratos

5. Fotografe do ombro para cima para gerar proximidade

Geralmente os retratos são compostos pela área do ombro e o rosto do objeto fotografado nos trazem um sentimento de proximidade. Assim, considere fotografar a pessoa do ombro para cima, criando assim um retrato que seja agradável aos olhos e próximo ao espectador.

retratos

6. Preste atenção à abertura

É importante que você se atente à abertura do obturador ao fotografar retratos, para garantir que ambos os olhos do seu objeto estejam focados.

retratos

7. Você pode ser criativo

Às vezes um bom retrato é aquele que quebra as regras. Está tudo bem em ser criativo de vez em quando com retratos e, quando feito corretamente, pode ser muito poderoso. Você pode impressionar e surpreender usando técnicas diferenciadas nos retratos. Usando a sua criatividade para sair do lugar comum. Tente, arrisque-se e aprenda quando não der certo.

retratos

Quer se profissionalizar ou se atualizar sobre as técnicas de fotografia? Que tal participar de um dos nossos Workshops? No dia 13/07 teremos mais uma edição do Workshop Histórias de Família – Fotografia de Família e Gestantes. Você pode solicitar mais informações aqui.

Comentários
Adicionar comentário