fbpx
6 de fevereiro de 2018

Como manter a criatividade sempre em alta

A criatividade já foi considerada por muito tempo como um dom, que alguns tinham, e outros não.

Hoje o senso comum já concorda que a criatividade existe dentro de todos nós! Humanos são seres criativos, porém, uns exercitam essa criatividade com mais entusiasmo e vigor do que outros.

Os profissionais que criam diariamente, como nós fotógrafos, precisam buscar continuamente a fonte da criatividade. Formas de criar todos os dias, de jeitos diferentes.

E é por isso que hoje quero falar com você sobre essa busca e sobre como manter a criatividade em alta na sua vida profissional!

Tópico 1: Tenha fontes de inspiração

blog

Instagram, facebook, blogs, pinterest, revistas, cinema, exposições, música. Essas são algumas das milhares de formas de você se inspirar para ser mais criativo. E não pense que estou falando aqui sobre se inspirar no trabalho de outro, ou sobre copiar.

O que estou falando é que você precisa ter um ambiente de ideias, inspirações e arte, para que sua criatividade possa ativar e aflorar. Tenha sempre na manga essas canais, a internet e a tecnologia ajudam muito!

Ah, e um detalhe importante: não recorra às suas fontes de inspiração só quando estiver com bloqueio criativo. Crie uma rotina de busca por ideias.

Tópico 2: Nenhuma ideia é ruim…

…as vezes ela só não é a melhor ideia para esse exato momento.

Anote as ideias que você tem, e principalmente as que não deram certo, em outro momento ou ocasião elas podem lhe ser muito úteis, e você poderá recorrer à elas facilmente. 

Muitas vezes nós tentamos reinventar a roda, e nesse processo acabamos desgastando nossa criatividade. Minha dica é que você aceite todas as ideias que tem, e quando elas não forem viáveis para um determinado projeto, não as descarte de vez, em outra situação elas podem ser a solução que você precisa!

Tópico 3: Esteja rodeado de pessoas criativas

Sei que muitas vezes o fotógrafo é o tipo de profissional “lobo solitário”, mas isso não precisa te impedir de ter contato com outros profissionais criativos!

Você pode participar de congressos, eventos de networking, cursos, palestras, mentorias e até grupos no facebook e no whatsapp.

A ideia é construir uma rede de contatos com pessoas que te agregam boas experiências e ideias.

Tópico 4: Se desafie

 

criatividade

Ficar na zona de conforto é tentador. Apostar na fórmula que dá certo, no time que está ganhando… é mais simples e fácil. Porém é preciso sair da zona de conforto para fazer diferente, e muitas vezes até melhor.

Não se acomode com as mesmas ideias, tente algo diferente, experimente e abra a sua mente para o novo!

Tópico 5: Faça perguntas

criatividade

Esse tópico é complementar ao anterior! Digo até que um leva ao outro: deixando de se acomodar você fará mais perguntas, e fazendo mais perguntas você sairá da zona de conforto!

Quando precisar de uma solução criativa questione-se:

  • O que já foi feito nessa situação?
  • O que nunca foi feito nessa situação?
  • O que uma criança faria?
  • O que um idoso faria?
  • Como posso tirar o melhor dessa situação?

Muitas vezes são nos momentos de dúvidas e questionamentos que as maiores ideias e soluções surgem, por isso crie esses momentos continuamente!

E você, o que faz para manter sua criatividade sempre em alta?

newsletter

Comentários
Adicionar comentário