fbpx
27 de dezembro de 2016

Encontre o seu estilo na fotografia e seja mais feliz

Temos muitos desafios ao entrar no mundo da fotografia. Conseguir clientes, comprar equipamento, aprender a usar sites, blogs, redes sociais e email marketing, por exemplo. Mas, além de tudo isso, jamais podemos esquecer de alimentar a nossa criatividade e nosso estilo na fotografia.

Definir o nosso estilo pode ser uma tarefa difícil. Temos uma tendência, especialmente no início, de tentar reproduzir o trabalho de fotógrafos que admiramos. Isso é normal, mas essa prática só é válida se tentarmos transformá-la em aprendizado para a criação de um estilo só nosso.

Ter um estilo de fotografia significa que, como fotógrafos, nos identificamos com nossas imagens. Significa que nosso estilo é reconhecido por pessoas quando vêem as nossas fotos mesmo que elas não saibam quem a tirou. Significa que conseguimos manter um padrão estético nas nossas imagens.

Mas como definir o seu estilo na fotografia? Parece uma tarefa muito difícil, mas não é. Entenda como fazer isso e ser mais feliz.

_djf7993

Separe e analise as suas fotos preferidas que você já tirou

Deve ter um padrão. Repare no que te chama atenção em cada foto que você tirou e se pergunte o que você gosta nela. Pode ser um milhão de coisas: luz natural ou não, fotos superexpostas ou subexpostas, enquadramentos, cortes diferentes. Descubra.

_djf7991

Pesquise o trabalho de outros fotógrafos

Mas não limite-se a eles. Veja o que conversa com o seu trabalho e o que você gosta nessas fotos. Entenda o que você acha bonito para aplicar na sua vida sem copiar.

_djf7989

Não tente copiar o trabalho de outra pessoa!

Você não vai conseguir. A foto que você gostou é linda porque outra pessoa tirou. Ela tem outras referências, outro coração e outras técnicas. Buscar inspiração é sempre válido mas, copiar, não.

_djf7974

Saiba o que não é o seu estilo definitivamente

Retire tudo que não conversa com o seu estilo. Se é difícil saber qual é o seu estilo, talvez seja mais fácil começar sabendo o que exatamente NÃO é o seu estilo.

_djf7985

Procure inspiração ao seu redor

Procure a sua inspiração. É importante conhecer trabalhos de outros fotógrafos, mas se inspire no que o cerca e perceba o que é importante para você. Olhe ao redor na sua casa. Na sua cidade. Na sua família. Tem muita coisa que você pode não perceber enquanto estava perseguindo o trabalho de outra pessoa.

_djf7986-1

Fotografe TODO DIA

Até você se conhecer melhor e saber oque você realmente gosta ou não. Eu prometo a você que se você atirar diariamente seu estilo de fotografia vai surgir.

_djf7977

Ter um estilo definido nos faz mais fortes e nos torna melhores fotógrafos. A partir do momento que não imitamos ninguém, estamos fortalecendo o nosso próprio estilo e ensinando para as pessoas que aquele é o tipo de foto que você faz. O cliente que te procura já se identificou com as suas fotos e é exatamente aquilo que ele quer receber.

Tente! Garanto que você vai ser um fotógrafo mais feliz.

Comentários
Adicionar comentário