fbpx
5 de dezembro de 2017

O primeiro passo para se profissionalizar como fotógrafa

Você quer se profissionalizar como fotógrafo ou fotógrafa?

Bem o primeiro passo para você migrar de hobby para profissão é: estudar!

Há muitas maneiras de dar o primeiro passo em direção à profissionalização, mas em todas elas você vai precisar da base teórica, das técnicas e conhecimentos necessários para ingressar nessa jornada.


Confira agora quatro meios de adquirir todo o conhecimento que você precisa para se profissionalizar na fotografia:

1) A internet

Comece pesquisando conteúdos em sites, blogs e portais especializados. A internet tem muito conhecimento rico para lhe oferecer, basta saber procurar e filtrar! Utilize essa ferramenta incrível também para pesquisar referências, encontrar seu estilo, definir seus temas de preferência e trocar experiências com outros profissionais!

Participe de grupos no facebook e siga referências de mercado nas redes sociais, assim você estará atualizado sobre os debates e novos conteúdos com mais efetividade!

#4 Compartilhar seus ensaios de forma mais densa Sabemos que através do Facebook e Instagram podemos compartilhar muitas fotos de ensaios e assim divulgar nosso trabalho. Mas essas redes sociais atuam de forma muito rápida, e é fácil de tornar repetitivo, com um over posting do mesmo ensaio! Pois bem, o blog pode se tornar o local certo para você compartilhar todas as fotos incríveis dos seus ensaios, com detalhes sobres os clientes, o dia, as inspirações… uma verdadeira caixinha de oportunidades!

Vou aproveitar para deixar aqui meus canais de conteúdo e troca de experiências na internet:

Este blog: http://www.danielajustus.com/blog/

Meu perfil no Instagram: https://www.instagram.com/danielajustusfotografia/

Minha página no Facebook: https://www.facebook.com/DanielaJustusFotografia

2) Eventos e congressos

Eventos, palestras, feiras e congressos são ótimas maneiras de você absorver conhecimento de forma muito prática, com troca de experiências em tempo real e muita energia boa!

Minha dica é: separe tempo e recursos para participar de pelo menos 1 evento anual da área de atuação que você escolheu para se especializar. Com certeza você terá uma experiência incrível e voltará para casa com muito conhecimento e motivação na bagagem.

Em abril vou participar como palestrante do Congresso Lume Newborn. Mais informações aqui!

3) Cursos e Workshops

Através da sua participação em cursos e workshops você pode aprender as técnicas básicas e a postura profissional de um fotógrafo, e até mesmo se especializar em áreas ou nichos específicos da fotografia.

Esse tipo de investimento te proporciona conhecimento teórico e prático, dicas e soluções para os desafios profissionais, como também integração com colegas e uma troca de experiências através do networking.

Eu aplico anualmente vários Workshops presenciais aqui no Rio de Janeiro, e os próximos acontecerão nos dias 15 e 16 de Janeiro de 2018!

Quer saber mais? Clique nas logos abaixo:

4) Mentoria

Um mentor é uma pessoa que serve como guia, que ajuda, compartilha e divide conhecimentos e experiências!

Ter um mentor quando você inicia uma nova profissão pode ser um grande presente! Essa pessoa pode ser um professor, uma referência de mercado no seu nicho, um colega de trabalho. O mais importante é que esteja disposto à aprender junto com você e te ajudar a avançar e crescer na profissão!

Se for possível, procure um mentor para te ajudar nessa caminhada, garanto que todo o processo será ainda mais interessante!

E você, já iniciou ou está iniciando sua caminhada como profissional de fotografia? Compartilhe com a gente como você está dando os primeiros passos 🙂

 

Comentários
Adicionar comentário