O QUE USAR (E O QUE NÃO USAR) NO SEU ENSAIO FOTOGRÁFICO

2 de novembro de 2015

Uma dúvida muito comum de entre as pessoas que vão fazer ensaios fotográficos é o que usar e o que não usar no dia. Muitas pessoas perguntam e, por isso, resolvi compartilhar aqui as orientações que eu dou aos meus clientes.

INDIVIDUAL

O ensaio é um momento para brilhar. Escolher o look certo é muito importante para a fotografia, tanto para fotos de crianças ou de adultos.
Um exemplo: cores sólidas combinadas com estampas grandes ou listas ficam espetaculares! Entretanto, desenhos ou estampas muito pequenas e listas finas podem não funcionar tão bem. Assim, opte pelas maiores e mais contrastadas.

Se você busca um visual mais romântico, escolha cores pastéis e estampas pequenas com uma só cor clara. Para fotos mais impactantes, cores sólidas e vibrantes funcionam muito bem. E não seja tímido na hora de misturar cores com estampas. Se aliado ao bom gosto, tudo é permitido!

storyboard1658

Se você quer dar destaque à sua roupa, minimize o uso de acessórios muito chamativos. Mas por outro lado, se quiser que um acessório seja tema principal de uma imagem, escolha roupas de uma só cor sólida, que contraste com o objeto escolhido.

Para crianças a partir de dois anos, eu recomendo cores fortes e o uso de roupas divertidas, com texturas e camadas. Você pode misturar tops de diferentes cores, leggings e saias, jeans e botas etc. Não tenha medo! Seja criativo e não esqueça que são crianças. Eles podem tudo, menos usar roupas que os façam parecer adultos.

storyboard1662

Os bebês precisam de pouco. Um body branco que deixe pernas e bracinhos expostos é o ideal. Gosto também de clicá-los sem nenhuma roupa, expondo o corpinho nessa fase tão especial e que passa muito rápido! Nessa hora use o mínimo e guarde as roupas mais formais para um dia de festa.

storyboard1661

Eu pessoalmente amo pés descalços em fotos, especialmente se forem feitas em casa. Se quiser usar sapatos, dê preferência aos fechados, como as sapatilhas. Sandálias são ótimas para os ensaios na praia e botas para o inverno.

storyboard1665

GRÁVIDAS

O ensaio de gestante é sobre o corpo e deve valorizar e ter como principal foco a barriga da gestante.

Cores claras, rendas, transparências e roupas que valorizem a barriga dão melhor resultado. Lingeries ou camisolas funcionam muito bem nos ensaios feitos em casa.

storyboard1664

IRMÃOS E CASAIS

Regra número um: NÃO tente usar exatamente as mesmas cores! Você pode coordenar cores, mas não tente fazer com que todo o grupo use a mesma roupa, como o tão batido jeans e camiseta branca.

Cuidado também com o uso de acessórios. Eles podem ser difíceis de combinar e devem mostrar uma unidade no grupo.

O que funciona melhor aqui é usar o mesmo acessório para todo mundo. Exemplos: todos de chapéu, todos segurando pranchas de surf ou usando acessórios ligados a um hobbie ou atividade que gostem de fazer juntos. Outra situação: o casal que ama ir ao cinema pode segurar sacos grandes de pipoca e até mesmo brincar com eles durante o ensaio. Já as crianças podem fazer uma farra abusando de tintas, terra etc.

storyboard1663

FAMÍLIAS E GRUPOS MAIORES

As mesmas regras sobre roupas e acessórios para irmãos e casais se aplicam aqui.  Escolha duas cores que combinem e busque diferentes tonalidades dessas cores para vestir a família. Nesse caso, menos é sempre mais!

storyboard1660

Jeans é sempre uma ótima escolha. Pode ser coordenado com blusas e tops de tons que se falem, mas nunca exatamente iguais!  Cuidado com listras e estampas nas fotos de grupo.

EVITE SEMPRE!

  • Camisetas com marcas grandes impressas.
  • Branco puro. O off-white é sempre uma melhor opção.
  • Tênis chamativos, como os de corrida.
  • Uso excessivo de joias e acessórios.

É isso. No mais, é aproveitar o ensaio ao máximo.