fbpx
23 de janeiro de 2018

Planejamento para fotógrafos em 2018

Em todas as carreiras existem desafios, recompensas e aprendizados. Para os fotógrafos não é diferente! Nossa profissão demanda muita criatividade, atenção para com o cliente, estudo e investimento em equipamentos. Mas, uma coisa que alguns profissionais acabam deixando de lado é o planejamento, e esse pode ser um erro bem grave!

Estamos encerrando o primeiro mês do ano. Se você não planejou seu 2018 ainda dá tempo! Vamos conversar um pouco sobre Planejamento para fotógrafos, e espero que com as minhas dicas você consiga fazer ainda mais no seu novo ano!

Tire tempo para planejar

Criar um bom planejamento, seja pessoal ou profissional, requer tempo e dedicação. Existem diversas etapas pelas quais você precisa refletir, projetar resultados, alinhar e definir metas e prazos.

Minha sugestão é que você possa separar algumas boas horas do seu tempo, para de forma calma e sem interrupções, escrever o seu planejamento para o ano de 2018. Não faça esse processo entre uma tarefa e outra, nem com pressa de acabar.

Muitas vezes você precisará inclusive dedicar um tempo para a “maturação” do planejamento. Deixe ele de lado, descansando uns dias, pense a respeito e depois revise para ter certeza de que você contemplou todas as suas necessidades.

Coloque suas metas no papel – Mensais, Trimestrais e Anuais

Um planejamento sem metas é vazio, e provavelmente não vai te levar a lugar algum. Essa é uma frase dura, porém verdadeira. Você já sabe quais são seus objetivos profissionais para o próximo ano? Vou listar aqui algumas possibilidades:

  • Crescer seu faturamento.
  • Se especializar num nicho.
  • Se tornar referência.

Esse é o primeiro passo, ele é muito importante, te mostra onde você pretende chegar. Porém, esses tópicos ainda não são metas, pois não são mensuráveis!

Vamos conferir agora:

  • Crescer seu faturamento em 20%.
  • Se especializar num nicho até outubro de 2018
  • Se tornar referência no seu estado.

Assim ficou um pouco mais fácil de entender realmente quais são os objetivos, mas você pode ainda definir metas de curto, médio e longo prazos:

  • Crescer o faturamento em 2% em 1 mês/ em 10% em 1 trimeste/ em 20% em 1 ano
  • Estudar 10 horas sobre um nicho específico em 1 mês/ participar de um curso sobre o nicho em 1 trimestre/ montar um portfólio nesse nicho em 1 ano
  • Criar 4 conteúdos de referência sobre seu trabalho em 1 mês/ compilar 5 depoimentos de clientes em diferentes cidades do estado em 1 trimestre/ ganhar destaque num veículo de imprensa do estado em 1 ano

Dessa forma não fica mais fácil de entender quais atividades você precisará realizar para atingir cada um dos seus objetivos gradativamente? Colocar suas metas no papel e definir prazos com certeza fará diferença no seu planejamento. Mas não é só isso…

Revise seu planejamento a cada três meses

A revisão do planejamento é muito importante para continuar alinhando suas expectativas, objetivos e prazos. Muitas vezes não sairá tudo conforme o planejado, porém com o alinhamento trimestral você pode entender o que tem feito certo, para repetir, e corrigir as ações que deram errado.

Controle e registre seu financeiro

Para definir metas de crescimento e acompanhar seus objetivos você precisa ter informações, ter controle. Para saber se seu faturamento está aumentando ou diminuindo você precisa registrar suas entradas. Para conhecer o seu lucro você precisa conhecer suas despesas!

Sei que contas e controle financeiro não são os assuntos mais divertidos, porém, para você construir seu sucesso é preciso dedicar tempo para realizar esses controles e registros.

Faturamento, cadastros de clientes, números de trabalhos, contas à pagar e a receber, vocês pode realizar os controles desses assuntos de diversas formas: seja através de documentos e planilhas, ou até mesmo com Softwares de gestão! Conheço um que é especialmente criado para Fotógrafos e Videomakers, o Clicster.

Independente de como você fará seu controle, a dica aqui é: não deixe de fazê-lo! Você só saberá o que precisa mudar ou melhorar no seu planejamento financeiro se seus registros estiverem atualizados e alinhados com a realidade.

Entenda as oportunidades e desafios

Seu planejamento serve para te ajudar e guiar em direção aos seus objetivos e metas, porém, ele não pode engessar você!

Não se deixe “cegar” pelo planejamento, deixando oportunidades passarem despercebidas. E evite a teimosia de continuar apostando em objetivos que se tornam desafios, e no final não lhe trarão bons frutos.

Fique atento!

Espero que com esse material fique mais fácil para você colocar seu planejamento de 2018 no papel, alcançando suas metas e chegando ainda mais longe!

E, se você não quer perder conteúdos como esse assine minha newsletter e seja avisado sempre que novidades entrarem no meu blog!

newsletter

Comentários
Adicionar comentário